Beleza

Pra que serve o ácido salicílico?

Já repararam que vários produtos para pele acneica apresentam em sua composição o ácido salicílico? Esse  ácido possui propriedades esfoliantes e antimicrobianas, o que significa que afina a camada espessada da pele e evita a contaminação por bactérias e fungos oportunistas.
Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, o que favorece a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas.
Além de servir para o tratamento de cravos e espinhas, o ácido salicílico também é utilizado para o tratamento de caspa, dermatite seborréica, ictiose e psoríase.
A grande vantagem desse ácido é que além de regular a oleosidade, ter poder antiinflamatório e esfoliativo, também tem ação hidratante, tendo uma ação irritante bem menor do que a de outros ingredientes.
Ele também tem sido bastante utilizado para o melhoramento da aparência da pele envelhecida, pois melhora sua aparência com baixa irritação. A medida que desempenha seu papel esfoliante, faz com que a pele se torne mais fina, o que facilita a penetração de outros ativos, maximizando a atuação do produto sobre a pele.
Produtos com ácido salicílico:
Pra que serve o ácido salicílico?
1:  Secatriz, lápis secativo para acne com ácido salicílico, da Dermage.
2: Actine, sabonete em barra com ácido salicílico para acne, da Darrow.
3: Actine, sabonete líquido com ácido salicílico para acne, da Darrow. (resenha aqui)
4: Rapid Clear anti-cravos e esfoliante, da Neutrogena.
5: Rapid Clear máscara em gel anti-cravos, da Neutrogena.
6: Base SkinClearing oil free, da Neutrogena.
7: Sabonete Líquido Anti-acne sem Óleo, da Neutrogena.
8: Sabonete líquido acne control, da Valmari.
9: Sabonete antiacne em barra, da Granado.
Dos produtos acima, uso o sabonete líquido Actine (resenha), da Darrow e a base Neutrogena. Estou usando há pouquinho tempo, então não deu ainda pra ver resultado.
O sabonete deixa a pele bem sequinha, sem aquela sensação de ressecamento. Uso duas vezes ao dia (como indicado pelo dermatologista). A sensação é ótima.
 Já a base é ótima e ajuda a controlar a oleosidade da pele o dia todo (das 8 às 18h).
E vocês, usam algum produto com o ácido? Gostam?
É importante lembrar que antes de usar qualquer produto para a pele deve-se consultar um dermatologista, ele vai saber o que é indicado para o seu tipo de pele. E nunca abra mão do protetor solar. ;)

32 Comentários

    • Jucileide Bezerra de Oliveira

      QUER REALMENTE ACABAR COM SUAS ESPINHAS DEFINITIVAMENTE? PROCURE UM BOM DERMATOLOGISTA E PERGUNTE PARA ELE OU ELA À RESPEITO DE UM REMÉDIO POR NOME DE ROACUTAM ? FOI COM ESTE REMÉDIO QUE CONSEGUI ME LIVRAR DEFINITIVAMENTE DA ACNE. USEI TODO TIPO DE CREME QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR INCLUSIVE O ACIDO SALISILICO E NÃO DEU RESULTADO TUDO FOI MUITO GASTO DE DINHEIRO E FRUSTRAÇÃO.

  • Jéssica

    Bom, o unico ‘produto’ que eu uso para a pele é o meu fiel amigo hidratante.
    Quando tinha meus 13/14 anos, as espinhas começaram a brotar na minha pele, igual as flores na primavera.. kk
    Dai meu pai sempre me falava (e ainda fala): – Filha, passa creme no rosto, passa creme no rosto.

    Agora é lei! Sempre que tomo banho ou lavo o rosto para tirar a maquiagem, passo creme. E se eu não passar, minha pele fica implorando, porque já sinto ela super seca.

    Graças a Deus, não tenho mais espinhas, mas existem alguns casos que ela só sai com a ajuda do dermatologista e muitos outros produtos.

    Gostei do blog.
    Seguindo!!

  • Lívia Maia

    Sou esteticista e super recomendo o ácido salicílico para peles acneicas e olesas. Já usei o actine e hoje estou usando o sabonete da granado, ambos líquidos, o que é o ideal para a face. Sabonetes em barra são mais alcalinos, e tendo como objetivo o controle da oleosidade, os sabonetes em barra podem dar um efeito rebote com mais facilidade.
    Importante lembrar sempre de lavar no máximo o rosto 3 vezes ao dia, e após sempre usar um tônico, adstringente ou normalizador de pH (que eu indico mais para peles acneicas e/ou oleosas) e hidratar a pele com um hidratante apropriado.
    Peles acneicas e/ou olesas também necessitam de hidratação, evitando o maior ressecamento da mesma apenas com a lavagem e normalização de pH, evitando o efeito rebote.

    Beijos, adorei o blog!

  • Su

    uso o sabonete liquido ‘Oil-Free Acne Wash’ da “Neutrogena”
    estou amando o resultado…deixa a pele bem sequinha.

  • subindonosalto.com

    Eu uso esse esfoliante (item 4) e amo, principalmente por ele ser diário. Ele está ajudando bastante no meu tratamento contra acne.

    =*
    @viihrs
    @SubindoNoSalto
    subindonosalto.com

  • Anonymous

    Uso o sabonete em barra da actine…deixa a pele muito macia e sem aquele brilho de pele oleosa.Uso tbm um sabonete da Vich (norma derme) anti imperfeiçoes da pele oleosa..no meu rosto achei que foi melhor do que o da actine e o cheiro é melhor tbm.

  • Anonymous

    Eu uso o diproprionato de betametasona com ácido salicílico pomada. É ótimo. Aplico geralmente de noite e quando preciso muito, de manhã. Ele deixa a pele sequinha e tem efeito rápido, mas claro como todo medicamento, deve ser consultado um dermatologista primeiro.

  • Walesca

    – oi, tava pesquisando sobre o ácido pra saber se mancha a pele quando convivemos com luzes quentes e muito exposto ao sol. Não maaancha! :D E aqui fiquei sabendo melhor sobre, uso o hidratante antiacne da Clean&Clear, maravilhooooso. Sempre procurei um hidratante que não me desse espinhas e não deixasse a pele oleosa, ele deixa uma sensação deliciosa de frescor. Recomendadíssimo!

  • Tayane

    Olá,estou usando o Acnase a base de enxofre e acido salicilico e ja vi o resultado no segundo dia de uso. Meu rosto esta mais fino, como possuo poros dilatados e pele oleosa, ja pude perceber o desobstrução dos meu poros (eles estão mais fechados) e os pontinhos pretos também estão desaparecendo em apenas 2 dias de uso. Recomendo. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *